Windows 10: falha crítica já foi corrigida. Atualize agora mesmo!

Alguns utilizadores do Windows 10 estão a ser impedidos de aplicar o update de maio de 2020

Windows 10: falha crítica já foi corrigida. Atualize agora mesmo!

O Windows 10 tem destas coisas. Por vezes para corrigir umas coisas acabam por se estragar outras. Com a atualização de Fevereiro a Microsoft estragou duas coisas. O funcionamento da webcam para algumas pessoas e o histórico de ficheiros. A primeira é chata, mas a segunda é ainda mais chata. Dito isto, apesar da Microsoft ter reconhecido o primeiro problema, nunca abordou publicamente o segundo. É que um mau funcionamento neste histórico significa que não há backups e se algo correr mal, pode correr mesmo muito mal. Seja como for a Microsoft acaba de corrigir uma falha crítica no Windows 10.

Windows 10: falha crítica já foi corrigida. Atualize agora mesmo!

De facto o histórico de ficheiros é uma solução de backup interna do Windows 10 que pode armazenar ficheiros específicos e pastas para um dispositivo de backup. De facto, é um sistema de cópias de segurança do estilo instale e esqueça-se. No entanto, é necessária uma drive externa no PC. Por defeito o histórico de ficheiros está desenvolvido para guardar as pastas e os ficheiros nesses dispositivos. Se algo correr mal é restaurar a versão anterior do ficheiro.

Ora depois dos utilizadores aplicarem a patch de Fevereiro, notaram que o histórico de ficheiros tinha deixado de trabalhar. Para além disso, o tamanho do backup surgia como zero bytes. A seguir mostrava uma mensagem que indicava que não havia dados guardados.

Para além disso o botão de backup também deixou de funcionar.

Seja como for a Microsoft já resolveu este problema, mesmo sem ter admitido que ele existia. 

Esta correção está no update de Abril de 2021 do Windows 10.

Enquanto este problema está resolvido, espera-se agora que a Microsoft corrija a situação relacionada com a Webcam. É algo que a gigante de Redmond está a par e como tal a correção deve chegar nas próximas semanas.

Entretanto se por algum motivo ficou com alguma situação depois de instalar este update, pode ver este guia em que explicamos como remover a atualização.

Share this post