Problemas no seu computador? Conheça o nosso Serviço de Assistência * Remotamente ou recolhemos o seu computador

Microsoft tem uma nova ferramenta de recuperação de ficheiros

recuperação de ficheiros

Microsoft tem uma nova ferramenta de recuperação de ficheiros

A Microsoft criou uma ferramenta de recuperação de ficheiros do Windows 10 que recupera tudo aquilo que pode apagar por acidente. É sem dúvida uma excelente notícia!

Microsoft tem uma ferramenta de recuperação de ficheiros

Já todos nós eliminámos algum ficheiro por acidente e depois percebemos que não tinhamos backup. Se esse ficheiro for crítico então não nos resta nenhuma alternativa para além de usarmos um programa de recuperação de terceiros ou recorrermos a um serviço especializado. A propósito disto eis que um utilizador do Twitter conhecido por WalkingCat descobriu um programa criado pela Microsoft e que se chama Windows Recovery Tool.

A descrição desta ferramenta afirma que é um programa de recuperação que permite recuperar ficheiros presentes num disco rígido, pendrive USB e até mesmo num cartão SD.

A Ferramenta de recuperação de ficheiros do Windows suporta três modos de operação: ‘Standard’, ‘Segmento’ e ‘Assinatura’.

O modo standard utiliza a MFT, ou a tabela de ficheiros para localizar tudo aquilo que se perdeu. Já o modo de segmento não requer a MFT, mas exige segmentos. Segmentos são resumos de informações de ficheiros que o NTFS armazena na MFT, como nome, data, tamanho, tipo e muito mais. Já o modo de assinatura requer apenas que os dados estejam presentes e procura por tipos de ficheiros específicos. Atenção que não funciona para ficheiros pequenos.

recuperação de ficheirosPara usar a Ferramenta de recuperação de ficheiros do Windows 10, é necessário instalar a aplicação a partir da Microsoft Store. Pode encontrar aqui.

Depois de instalado é só ir à linha de comando e escrever winfr para deitar a mão à lista de comandos disponíveis.

É sem dúvida uma ferramenta interessante e que até tem passado despercebida.

Considerando que se baseia essencialmente na linha de comando não é das aplicações mais simples de usar. No entanto, tem a vantagem de ser totalmente grátis e de fazer o seu trabalho.

Entretanto se tem muitos ficheiros perdidos e necessita de ajuda para os recuperar pode contar com os serviços da Microvirtual.

Fonte