Perigos no email e spam: saiba como se pode proteger!
Eventualmente nunca pensou nisto mas a grande maioria dos problemas de segurança começam quando alguém abre um email e dá um clique num anexo. Aí começa o processo de infecção. Mas afinal como é que estamos tão vulneráveis ao spam?
Perigos no email e spam: saiba como se pode proteger!
É verdade que os utilizadores mais treinados normalmente conseguem escapar à maioria dos esquemas. No entanto, eles estão cada vez mais sofisticados e por esse motivo, ninguém está verdadeiramente a salvo.
Tem receio de cair em esquemas? Vamos então dar-lhe algumas sugestões que poderão ser muito úteis para se manter a salvo.
Tenha sempre muita atenção à proveniência do email
Verifique de quem é o e-mail. É possível fingir qualquer endereço de e-mail, mas nem todos os utilizadores são assim tão inteligentes – eventualmente poderão usar um endereço de e-mail aleatório. Verifique qualquer hiperligação presente nesse e-mail. Passando o rato por cima da ligação fará surgir uma janela com a verdadeira ligação. Vendo com atenção questione-se se o endereço faz sentido ou se está mal escrito. Se um alarme soar dentro de si, não clique.
Contas, convites para casamento, finanças – utilizam tudo!
Para quem quer aproveitar-se dos outros nada é sagrado. Convites de casamento, facturas e declarações fiscais são das táticas mais utilizadas, especialmente agora com os reembolsos do IRS. Pense sempre bem antes de abrir qualquer anexo – mesmo aqueles que parecem vir de amigos. Não se deixe levar por factos surpreendentes como o anúncio de um casamento súbito, ou que ocorreu um erro inesperado na sua declaração. Simplesmente, não clique em nada!
Seja muito cauteloso com endereços encurtados
Os serviços que permitem criar endereços curtos são muito populares. No entanto, deve ter cuidado quando eles são utilizados num email. Se não existe um limite para o número de caracteres a usar porque motivo alguém encurtou a ligação? Se desconfia que o email pode ser fidedigno e quer ver a que endereço corresponde o URL encurtado poderá utilizar a página URL Expander que está disponível aqui.
Os números de telefone não garantem que o e-mail seja real
Não confie em mensagens de email mais profissionais só por terem um número de contacto – isto pode ser um truque. O número pode funcionar, mas poderá estar a ligar para um utilizador mal intencionado.
Não carregue imagens automaticamente
Configure o seu endereço de email para que as imagens não sejam descarregadas automaticamente – de outro modo estará a enviar um sinal aos criminosos. As imagens estão muitas vezes alojadas nos servidores e podem ser únicas para o seu email. Se descarregar automaticamente as imagens, estará a dizer ao criminoso que o seu endereço é real.
Não se coloque em listas de spam
Tenha muito cuidado quando preenche formulários na Internet – especialmente os que possuem caixas de selecção com a mensagem “quero receber mais informações”. Se por um lado com as empresas mais conhecidas não existe qualquer problema, nas mais duvidosas o seu contacto pode ir parar a listas no mínimo estranhas e poderá começar a ser bombardeado com mensagens maliciosas.
Não guarde dados sensíveis na pasta Enviados
Para um criminoso, uma conta de email pessoal é um tesouro repleto de informações. Não deixe dados sensíveis na pasta de emails enviados como detalhes alusivos à sua conta bancária, cartão de crédito e palavras-passe. Na realidade o melhor mesmo é que nunca envie mensagens de e-mail contendo esses dados.
O seu computador está estranho? Pensa que poderá estar infectado? Podemos ajudar! Conheça aqui os nossos serviços de assistência.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.